segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Escutismo e Sociedade - no programa Prós e Contras

Para os mais curiosos

Amanhã, Escutismo no programa Prós e Contras..

Mais informações em :

http://www.cne-escutismo.pt/Agenda/tabid/986/ctl/Details/Mid/724/ItemID/4579/Default.aspx

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Patrulha Pantera e o Acampamento

Cheios de vontade e de entusiasmo pelo nosso primeiro acampamento de ano, e o primeiro acampamento dos aspirantes, encontrámo-nos na sede ás 09.00 horas da manhã, para os “guardas de material” distribuírem o material (com a ajuda do guia) , os tesoureiros recolherem o dinheiro e as autorizações, os socorristas confirmarem a farmácia, os animadores com ideias para as animações , e os cozinheiros a verem se a cantina estava em ordem.


Com o material distribuído, vimos que todas as patrulhas se tinham esquecido de um condimento muito importante e fundamental para os refogados: o azeite.

Partimos da sede ás 09.45 , levando boleia dos pais . Olhava-mos sempre muito atentos pelo vidro do carro, vendo para aonde íamos parar. Sim já sabíamos que íamos parar a Sintra, mas Sintra é muito grande. Chegados há bomba de gasolina, dissemos xau aos pais, e agradecemos pela boleia.
Comemos o lanche da manhã, para nos fortalecer para a caminhada de seguida, mas antes disso treinámos o fogo-de-concelho.


Como alguns tinham a bexiga apertada, alguns foram fazer as suas necessidades fisiológicas. Mochilas ás costas, e lá fomos nós. Carros a passar á nossa esquerda a apitar, e alguns a fazerem-lhes o sinal de boleia. Levámos bem na cabeça, por causa das mochilas mal acondicionadas, e do material nas mãos. Mas chegámos são e salvos ao convento das Irmãs Doroteias.


Fizemos uma roda tirando o peso das costas, e vendo o peso da mochila do Lobo, que mais parecia uma pena comparada com as nossas. Descemos até chegarmos a campo. Um campo com terra molhada, com folhas caídas, e com árvores, algumas enormes, outras pequenas. Deparámo-nos com um acampamento de lobitos de outro agrupamento, onde só lá estavam os guias e sub-guias, melhor dizendo, foi um acampamento de guias e sub-guias.

Os guardas-materiais foram buscar as tendas ao portão, enquanto os outros jogavam, ou tiravam as camisas suadas, ou reviam as etapas de construção de uma tenda.

Montámos as tendas, onde as raparigas dormiam numa tenda grande e os rapazes numa tenda pequena. Os rapazes não gostaram muito da ideia mas foram-se habituando. Numa tenda dormia : a Inês, a Ritinha, e a Zefa, e na outra tenda dormia : o António, o Miguel e o Bernardo. Com as tendas já montadas, (com alguns improvisos de sisal pelo meio) fomos montar um caixote do lixo. Com alguns nós, laçadas e deslaçadas lá conseguimos um caixote do lixo á moda da Pantera.


Fomos a primeira patrulha a ser chamada para termos as indicações dos postos, para o raide. Tivemos um " workshop" de orientação com o instrutor Lobo. Com o workshop dado pegámos nas mochilas e tirámos o nosso almoço. Toda a gente a devorar a sua paparoca , que mais parecia que não comíamos á três dias, quer dizer estávamos a almoçar ás 15.15 da tarde. Já toda a gente empanturrada, limpámos o sitio onde comemos, com as observações da Sara.


Preparámos a mochila para o raide( cantil, caneta, caderno de caça) Fomos para o portão, onde começámos o raide. Sempre muito ansiosos, fomos ver aonde o caminho nos levava , além das gigantes poças de água. Foi então que vimos o Sousa, o nosso chefe. Continuámos com a patrulha esquilo atrás de nós, mas lá continuámos. Foi então que reparámos que tínhamos ido parar ao mesmo sítio. Nós achámos estranho, mas continuámos, sempre a subir, virámos, e descemos de caras outra vez com o mesmo sítio. Foi então que vimos um senhor com uma navalha na mão a cortar uma planta esquisita. Perguntámos-lhe se estávamos a ir bem, e ele observando o mapa disse que sim, mas outra vez fomos parar ao mesmo sítio.

Cansados de andar ás voltas lanchámos e treinámos a peça do fogo-de-conselho. Foi então que ligámos aos chefes, onde eles nos disseram para esperarmos no posto do Sousa. Aí, vimos que íamos levar um bom raspanete. Mas não, foi exactamente o contrário. Explicaram-nos melhor esclarecendo-nos as nossas dúvidas. Aí, eles perguntaram aonde era a auto-estrada. Nós indicando o caminho, vendo aonde era o Norte da Bússola e o Norte magnético, indicámos o caminho, sempre com o polegar no mapa. Conseguimos chegar á auto-estrada, e fomos em diante até chegar a campo. Fomos acender uma fogueira, com a ajuda dos chefes, para nos aquecermos. Treinámos a nossa peça, quando chegam as outras patrulhas ao pé de nós. Contámos-lhes a nossa aventura às voltinhas.


Os cozinheiros foram ajudar na cozinha, para fazer o jantar. Á volta da fogueira vimos o Lobo a fazer coisas com o fogo. Jantámos, e fartámo-nos de rir quando caiu uma melga no prato do António, tirando a melga , e continuando a comer. A noite era uma criança, e nós também éramos, ali á volta da fogueira, ou a cantar com a Sara. Começámos o nosso fogo-de-concelho, onde para nossa surpresa os chefes também tinham cenas para representar, muito cómicas.


Adorámos ver todas as actuações da noite, e especialmente guardámos nas nossas memórias o dia em que pisámos a Lua. Sim, pisámo-la com o orgulho que só a IIª secção do 255 Damaia consegue ter. Como ninguém estava á espera nem mesmo a própria Sara, fizemos-lhe uma surpresa, e dando-lhe os parabéns atrasados. Comemos o bolo delicioso, e fomos á casa-de-banho lavar os dentes , fazer xixi e ir deitar. Acho que toda a gente sonhou com as horríveis aranhas das casas de banho. Deitámo-nos. Silêncio total.


Na manhã seguinte, uma manhã feia, com chuva, saímos do quentinho para arrumar as mochilas, e ir tomar o pequeno-almoço. Tomámos o pequeno-almoço, debaixo de um telheiro. deixando lá também as nossas mochilas. Não foi necessário lavar as coisas, pois se saíssemos cá para fora, tínhamos as coisas muito bem lavadas. Desmontámos campo, e foi quando o pai da Sara chegou com uma carrinha, para ir lá dentro o material. Pondo lá todo o material, foram-se embora. Começámos a fazer actividades e animações para nos aquecermos, e a chuva parou, afinal não foi necessário fazer nenhuma dança da chuva. Os pais chegaram. Metemo-nos no carro, e saímos dali. Com o rabo encharcado, foi por um triz que não molhámos os bancos do carro.


Chegados á Damaia tirámos o material da carrinha, pondo-o lá dentro. A bandeirola em pior estado não podia ter ficado. Reunimos lá dentro, rezámos, fizemos os gritos, e até para a semana.


E foi assim o primeiro acampamento da patrulha pantera!


Patrulha Esquilo e o Acampamento

No dia 13 de Fevereiro, partimos da sede às 09:00h da manhã.
Os pais deram-nos boleia até uma das bombas de gasolina, onde lá comemos um pequeno lanche a meio da manhã.. Reunimos por patrulhas para dar ideias para o fogo de concelho. Logo a seguir pusemos os pé a mecher! E fomos para ao Linhó, ou seja, fomos parar a campo.
Posámos as mochilas e começamos de imediato a montar tendas. Depois almoçamos.
Já de barrigas cheias, partimos para o jogo de orientação. Nesse mesmo jogo houve duas patrulhas que se perderam, mas nós decidimos não enunciar nomes.

Chegamos a campo e claro, à noite, os cozinheiros entraram em acção.Acenderam a lareira e fazer o jantar. Fizemos o fogo concelho e depois fomos todos à casa de banho e de seguida para a cama. Mas houve um problema... As casas de banho estavam infestadas de aranhas gigantescas, e claro teve de ser a Sara a tirar aqueles lindos animais de oito patas.
No dia 14 de Fevereiro acordamos a ouvir a chuva, mas mesmo assim tivemos que fazer imensas coisas de baixo dela, como por exemplo, lavar a loiça e desmontar campo. Mas tudo foi feito com a maior alegria, devido ao espírito de patrulha e à preciosa ajuda da chuva que parou graças às animações do grupo 47!

Os pais foram-nos buscar a campo, dirigimo-nos a sede onde descarregamos o material dos carros e fomos embora para as respectivas casas com o sentimento de dever cumprido!!!

Patrulha Esquilo ;D

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

22 de Fevereiro... Simplesmente BP!!


Pois é caros escuteiros, hoje assinala-se sem dúvida um dia especial…

Dia de BP!
...E por isso quero partilhar algo convosco!

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell

"Escoteiros: Se porventura vocês tiverem visto a peça "Peter Pan", deverão estar lembrados de que o chefe-pirata estava sempre fazendo o seu "discurso de moribundo", porque receava que, possivelmente, quando chegasse a hora de ele morrer, não tivesse mais tempo para dizer tais coisas.

Acontece quase a mesma coisa comigo e, assim, e embora neste momento eu não esteja morrendo - qualquer dia destes eu morrerei - , quero enviar a vocês uma palavra de despedida. Lembrem-se de que será a última vez que vocês ouvirão minhas palavras. Portanto, pensem bem nelas. 

Eu tenho tido uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida feliz. Acredito que Deus nos colocou neste mundo alegre para que sejamos felizes e para gozarmos a vida. A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direcção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem, de sorte que possa vir a ser útil e, dest'arte, gozar a vida quando for homem.

O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam.

Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escuteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.

Vosso amigo, Baden-Powell."

Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, acampando e dando de si aos outros, deixando o mundo um pouco melhor do que o encontrou...

...Que ele vos sirva de exemplo nesta aventura que é a vida,  e que dos ensinamentos dele retirem o melhor proveito!

Votos de Boa Caça!

E nunca se esqueçam…" ESCUTISMO, mais que o passatempo, uma forma de vida!”

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novas para Amanhã!

Caros exploradores, tal como combinado lá vos espero amanhã às 11 H na nossa sede!

Temos muito material para tratar... os guardas de material levem muita energia para "comandar as tropas" amanhã é dia dos guardas de material brilharem!

Quanto às Patrulhas que ainda não têm os quadros de Patrulha completos vão preparadas para tratar disso também, certo secretários?
(Atenção aos relatórios deste acampamento.... este sábado também temos de tratar disso, para lançarmos as pontuações do acampamento!)

Animadores temos de começar a pensar na animação da fé para as promessas. a malta que se desenrasca nas violas vá preparada vamos começar a trabalhar nisso!!

ATENÇÃO e não menos importante há reuniões de equipas verticais para o ACAGRU ás 14:30 horas, logo temos de despachar muita coisa antes disso.

Bora lá com a energia e o espírito EM ALTAS!!!

Votos de Boa Caça!!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Novas de um acampamento!!

E assim se fez...
Tivemos orientação? SIM (e desorientação também!)
Tivemos cansaço? CLARO!! e parecia que o material pesava cada vez mais e a porta do campo nunca mais chegava!
Aprendemos o quão importante é levar o material bem acondicionado nas mochilas porque nem sempre o acampamento é ao virar da esquina? acho que sim, mas isso veremos numa próxima aventura, pelos alguidares na mão!?

Quantos guardam na memória a história contada num verdadeiro fogo conselho iluminado pelas chamas da fogueira!

Quantos têm para contar uma alvorada bem quentinha  no saco-cama a ouvir a chuva la fora a bater na tenda?
Quantos ousaram arriscar e sair do quentinho e da zona de conforto para desmontar campo à chuva (em que as tendas tinham o dobro do peso só em água), mas SEMPRE de sorriso nos lábios?

...E mesmo com a pressão dos chefes (e atenção que a pressão faz rugas!) em "bora arrumar o material", "vamos para cima", "temos de desmontar as tendas", saíam a correr mesmo para o meio da chuva de mangas arregaçadas para fazer o que era preciso, e ajudar o outro escuteiro, não interessando patrulha nem cor do lenço?

Quantos, mesmo quando ainda estavam secos, lavaram a loiça à chuva! E voltaram com a MISSÃO CUMPRIDA e de SORRISO nos lábios mesmo sobre o olhar espantado da equipa de animação que achava que era debaixo do telheiro que estavam a lavar a loiça?!

E no fim disto tudo (e porque de molhados já não passávamos) quantos saltaram para a chuva para fazer danças e animações e mostrar o que é ser Explorador, o que é ser da Damaia!

E não é que a chuva parou??
E não é que os pais que estavam secos estavam mais encolhidos que nós!
ENSOPADOS, mas FELIZES!!

E assim se fez um acampamento!!

Houve espírito? SEM DUVIDA!!
Ousar o Desafio é viver neste Mundo...

Mais noticias Brevemente...

PS: Não se esqueçam... fruta da época... laranja é fundamental para recuperar de um fim de semana assim ;)
Bom descanso

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ÚLTIMA HORA DO CENTRO DE COMANDO 47

IMPORTANTE NÃO ESQUECER:

- QUE PARA COMER, TALHERES E PRATO TEM DE HAVER...

- AINDA SE LEMBRAM DA HORA DE PARTIDA ?

- 08:45h / 09:00h

CANHOTAS E BOA CAÇA

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

:(

Como eu não vou ao acampamento quero que se divirtam muito por mim!!! E também quero registos, como fotos...por exemplo.

Vamos lá pessoal ....... vamos dar um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lista individual para viagem à Lua...


- Bolsa de higiene
- Saco cama
- Esteira
- Mochila (pequena)
- Impermeável
- Toalha
- Fato de banho
- Chinelos
- Roupa e agasalhos
- Cantil
- Bússola
- Gorro
- Cachecol
- Manta
- Caderno e caneta.
Até Sábado :)

E ainda Cargos...

Guias atenção à comida que ficaram de distribuir pelas patrulhas, no espaço não há supermercados! E sem comida os astronautas passam FOME!
(certifiquem-se que estes alimentos vão distribuidos na patrulha)
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 pacote de polpa de tomate
- 1 pacote de vinho branco (pequeno)
- 750g de esparguete (3 pacotes de 250g)
- Cereais para o pequeno almoço (para a patrulha)
- Leite 1 pacote para cada 2 elementos (ex. equipa de 6 elementos 3 pacotes de leite)
- 2 peças de fruta  por elemento


Cozinheiros

(Meus amigos não se equeçem esta parte do material é da vossa responsabilidade, certifiquem-se que vai!)

- colher de pau
- cantina
- panos de cozinha
- detergente para lavar a loiça e esfergão


Guardas de Material

(Há material colectivo que é necessário ir e é da vossa responsabilidade, certefiquem-se que vai distribuido pela patrulha)

- tenda
- panos de chão
- oleado para a chuva


Tesoureiros

Não se esqueçam que terão de fazer a recolha do dinheiro e respectivas autorizações dos elementos da vossa equipa, no dia da partida, por isso levem a vossa tabela para assinalerem quem vos entrega as coisas ok?


Animadores

Levem ideias, o fogo conselho é da vossa responsabilidade - surpreendam!


Socorristas

Atenção às farmácias de patrulha, elas têm de ir e o mais completas possivel

Secretários
(não se esqueçam que os relatórios fazem parte da pontuação... vou levar máquina fotografica para quem quiser depois acrescentar fotos aos relatórios)

O material pessoal o Secretário da Patrulha Pantera ficou de divulgar!
Como já pode postar no Blog estamos à espera Bernardo, vamos lá relembrar a lista de material para os mais esquecidos!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Próxima paragem... LUA! - Vamos acampar!

Caros exploradores...
Vamos ao derradeiro teste!
Tal como o nosso Heroi ousou um dia pisar a Lua também nós nos vamos aventurar por terras desconhecidas!
Levem o vosso espirito lá em cima, vós afinada para cantarmos muito e aquecermos o espirito!...
É uma fase complicada, mas também para o nosso heroi foi, contra chuvas e tempestades ele ousou o desafio e pisou a Lua...
"Um pequeno passo para um Homem um grande Salto para a Humaninade!"
Mantenham-se atentos pois o tempo talvez nos queira pregar uma partida e se isso acontecer será dificil a nave espacial descolar!
Como tal e se todas as condições climatéricas estiverem a jogar a nosso favor encontramos-nos prontos para a descolagem às 9:00 horas de sábado na sede.
E a nave aterrará de volta na sede por volta das 16 horas de Domingo.
Esta será a viagem teste para a nossa ida à Lua em conjunto com outras comunidades que se fará no fantástico Acagrup em Março!!
Não faltes pois só assim estarás preparado para a verdadeira aventura!
Leva contigo
Almoço frio e lanche para sábado
150g de carne picada de porco para o jantar de sábado!

Canhota Verde e Astronautica!!!
Próxima paragem... LUA!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

(CNE) Visitar o site dos Exploradores



- Base

- Baú de ideias

- Aventuras

Eporque as leis não chegam mesmo...

...agora que já sabemos as leis é hora de conhecermos os princípios do escuta:
  1. O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
  2. O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
  3. O dever do Escuta começa em casa.

E, já agora, porque mais fácil não podia ser a nossa divisa:

SEMPRE ALERTA!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

E porque as leis não chegam...

Vamos lá relembrar o que está meio esquecido...!



Vá lá, repitam comigo!!!

1. A Honra do Escuta inspira confiança.
2. O Escuta é Leal.
3. O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
4. O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
5. O Escuta é delicado e respeitador.
6. O Escuta protege as plantas e os animais.
7. O Escuta é obediente.
8. O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
9. O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
10. O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

A intenção deste poste foi relembrar o que muitos ja esqueceram...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O nosso patrono, S. Tiago Maior


Agora que já sabemos quem foi S. Tiago e quão importante ele é para nós, é necessário saber como ele era, para o podermos reconhcer.
Já agora, reconheces esta imagem?
Sim, é a que está nossa base (na sede para os mais distraídos), no poster com o sistema de progresso. Se ainda não reparaste, vê bem, tens de estar atento!!!